top of page

Dicas

          Muitos motoristas não sabem que a bateria do carro também precisa de cuidados especiais. Formada por placas de chumbo e solução de ácido sulfúrico, que ficam alojados dentro de uma caixa plástica, a bateria é uma fonte acumulativa de energia.

          Por isso, antes de instalar novos acessórios, você deve verificar a capacidade máxima da bateria do seu carro para não correr o risco da bateria descarregar antes do tempo.

         Acessórios eletrônicos como rádio, alarme, rastreadores e componentes elétricos e eletrônicos que nunca ficam desligados – como a central de injeção – são aparelhos que possuem a chamada corrente de stand by. Eles demandam mais energia da bateria. A luz acesa também contribui para a descarga antecipada. Isso porque ela puxa energia da bateria quando o veículo está desligado, ou seja, sem estar gerando energia.

         Utilizar peças originais é a principal dica para que a corrente stand by não descarregue a bateria.
         Outra dica importante é antes de instalar qualquer acessório como um som mais potente, é preciso verificar a capacidade máxima da bateria e do alternador. Procure um especialista que possa medir isso de forma correta para que você não fique no prejuízo.

Carros parados também consomem energia da bateria
        Carros parados também consomem energia da bateria. Nesse caso, se o veículo for ficar parado por mais de 20 ou 30 dias, caso não seja possível deixá-lo com alguém para que ele continue em funcionamento, o correto é desligar o cabo do terminal positivo, a fim de evitar a redução da vida útil da bateria.

Cuidado com o alternador
        Alternador funcionando corretamente também ajuda a manter a durabilidade da bateria. Por isso, é fundamental fazer as revisões periódicas do seu carro, em uma oficina especializada. O alternador é o responsável por fornecer a corrente necessária aos acessórios elétricos e manter a carga da bateria adequada. Quando ele não funciona bem, utiliza mais energia da bateria do que o comum.

1. Desligue os equipamentos do carro

       O momento que a bateria do carro é mais exigida é quando você a chave para ligar o veículo. Por isso, é importante, todas as vezes que desligar o carro, também lembrar de desligar os equipamentos que dependem dela para funcionar. Alguns dos que mais comumente ficam ligados são:

  • Ar-condicionado;

  • Faróis;

  • Rádio;

  • Desembaçador de vidros;

  • Acendedor de cigarros.

Tomando o cuidado de verificá-los, você sobrecarrega menos a bateria do carro e aumenta a sua durabilidade.

2. Use a parte elétrica de forma moderada

Quando você estiver com o veículo desligado, evite usar o rádio, as luzes internas, a central multimídia, o ar-condicionado, deixar os faróis ligados ou utilizar algum equipamento elétrico ligado à bateria.

Caso haja realmente necessidade, o faça por um tempo menor, para evitar o desgaste prematuro da bateria do carro.

3. Coloque o motor para funcionar

Mesmo com o carro parado, a bateria trabalha em stand by. Porém, ao ligar o motor, ela trabalha com mais eficiência, já que sua geração de energia se dá enquanto o carro está funcionando. Por isso, é importante ligar o motor do carro periodicamente e fazer com que ela trabalhe.

Às vezes, quando ficamos muito tempo longe do nosso carro — numa viagem, por exemplo — e não o ligamos, acontece de ele demorar mais a ligar. Por isso, cerca de uma vez por semana, ligue o veículo e o deixe funcionar por, pelo, menos 5 minutos, para aumentar a saúde da bateria.

4. Desconecte os terminais em períodos sem uso do carro

Para aqueles donos de carros “de garagem” — que pouco saem — ou para quem eventualmente permanece mais de uma semana longe de casa, o mais adequado é desconectar os cabos que estão ligados à bateria, para evitar uma descarga antecipada.

A recomendação é desconectar pelo menos o terminal positivo do terminal para prevenir a diminuição da vida útil da bateria, bem como para evitar curto-circuito. Caso você retire os dois cabos, lembre-se de conectar primeiro o negativo e, em seguida, o positivo.

5. Proteja bem os terminais

Feitas de plástico, as capinhas protetoras dos terminais positivo e negativo da bateria de carro ajudam a protegê-los do contato com objetos metálicos que pode gerar uma faísca e provocar um curto-circuito.

Esteja atento a esses pequenos itens, observando se estão desgastados ou danificados e providenciando a substituição, caso necessário.

6. Deixe os terminais limpos

Com o passar do tempo, os terminais da bateria acumulam resíduos provenientes da oxidação de materiais presentes na ponta dos conectores e dos terminais, como cobre e latão. Eles apresentam uma coloração esverdeada e são chamados de zinabre.

A dica para manter os terminais limpos é fazer uma mistura de água com bicarbonato de sódio. Ela reage com o zinabre e forma uma espuma, que deve ser retirado, secando bem a área. Faça isso com o carro desligado e confira bem a conexão dos cabos com os terminais.

7. Tenha um auxiliar de partida

Às vezes, é possível até ter uma ideia de quando a bateria do carro está para ser trocada, mas, em muitos casos, ela acaba sem qualquer sinal prévio. Porém, se você possuir um auxiliar de partida no seu veículo, ele pode ajudar a evitar situações perigosas.

Esse equipamento tem a função de gerar carga para a bateria, dispensando o conhecido procedimento da “chupeta”, já que não é comum ter uma bateria sobressalente e nem todas as pessoas estão dispostas a prestar socorro em casos de necessidade.

Porém, caso você não possa adquirir esse equipamento, tenha, pelo menos, um cabo auxiliar de boa qualidade.

8. Faça manutenção no alternador

Em alguns casos, quando o carro não quer ligar, é possível que o problema não esteja na bateria, mas no alternador. Esse equipamento, que fica instalado próximo ao motor, é o responsável por gerar a corrente elétrica necessária para fazer funcionar cada equipamento elétrico do veículo e manter a carga da bateria do carro constante.

9. Observe a capacidade da bateria

Se você deseja instalar um bom alarme, ou um sistema de som mais potente, vidros elétricos, ou ar-condicionado no seu carro, observe a capacidade suportada pela bateria e pelo alternador e verifique se a instalação foi feita corretamente, para que os cabeamentos não roubem parte da carga. Caso necessário, será preciso trocá-la por um modelo mais resistente.

Seguindo esses cuidados e dicas você consegue fazer a bateria do carro durar mais. Tem algo a acrescentar? Deixe o seu comentário e compartilhe com a gente!

Plantão de Atendimento

    37 -3407-0100    37-9 9904-8927
LIGUE JÁ
Realizamos entregas e instalação
bottom of page